Processos da administração
Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e recursos, aplicando técnicas com o intuito de estabelecer metas a fim de que se obtenha resultados que satisfaçam as necessidades. Derivando deste conceito podemos definir os processos administrativos básicos: planejar, organizar, liderar, dirigir e controlar.
PLANEJAMENTO: é definir objetivos e metas a serem alcançados e seus meios, são ações que serão aplicadas no futuro.
ORGANIZAÇÃO: é o processo de dispor de recurso em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos, como: tarefas, funções e estabelecer fluxos de trabalho.
LIDERANÇA: é conseguir o resultado através da condução de pessoas, como: motivação, trabalho em grupo, desperta nas pessoa uma vontade de alcançar um objetivo.
DIREÇÃO: é o processo que consiste em dirigir as atividades planejadas, tende a envolver o pessoal com os objetivos adequados na hora certa.
CONTROLE: é o processo que assegura a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los, avaliar resultados e tomar medidas corretivas.
ADMINISTRADOR : é o profissional que coloca em prática os processos da administração, munidos de habilidade e competência inerentes a seu cargo, visando melhorar o desempenho através das técnicas de planejamento, organização, direção e controle.
O PAPEL DO ADMINISTRADOR: é de suma importância para a administração, ele pode ser um supervisor, um gerente, um diretor ou presidente de uma empresa pois em cada nível ele assume papéis que estejam de acordo com as necessidades da administração.
HABILIDADES CONCEITUAIS: consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e ajustamento do comportamento de suas partes, permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total.
HABILIDADES HUMANAS: consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e