Processos administrativos - planejamento tatico e operacionale
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. No fundo, o planejamento é uma técnica para absorver a incerteza e permitir mais consistência no desempenho das empresas.
O planejamento tático se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negócios da empresa. Como tal, ele é elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades de seu órgão, tendo por base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso. Características do planejamento tático: O planejamento é um processo permanente e continuo; é sempre voltado para o futuro; se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão; seleciona entre as varias alternativas disponíveis um determinado curso de ação; é sistêmico; é interativo; é uma técnica de alocação de recursos; é uma técnica cíclica; é uma função administrativa que interage dinamicamente com as demais; é uma técnica de coordenação e é uma técnica de mudança e inovação.
O planejamento tático é o conjunto de tomada deliberada e sistêmica de decisão sobre empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas menos amplas e níveis mais baixos da hierarquia da organização.
No processo decisório o administrador deve constantemente decidir o que fazer, quem deve fazer, quando, onde e, muitas vezes, como fazer. Seja ao estabelecer objetivos, alocar recursos ou resolver problemas que surgem pelo caminho, o administrador deve ponderar o efeito da decisão de hoje sobre as oportunidades de amanhã. Decidir é optar ou selecionar entre várias alternativas de cursos de ação a que pareça- dentro da racionalidade adotada – a mais adequada para o alcance de determinados fins ou objetivos. Elementos do processo decisório: Tomador da decisão; Objetivos; Sistema de valores; Cursos de ação; Estados da natureza; Conseqüências. Níveis de decisão: