processo e formação do dna
2. Um açúcar pentose chamado de desoxirribose. Os nucleotídeos são as estruturas fundamentais dos ácidos nucléicos.
Os nucleotídeos são denominados de acordo com suas bases nitrogenadas. Por exemplo, um nucleotídeo contendo timina é chamado de nucleotídeo timina.
1. Uma das quatro bases nitrogenadas possíveis, que são estruturas aneladas contendo átomos de C, H, O e N. As bases nitrogenadas encontradas no DNA são a adenina (A) , a timina (T), a citosina (C) e a guanina (G).
Quando o grupo fosfato terminal é hidrolisado, e, dessa forma, removido, a molécula modificada é chamada de fosfato de adenosina (ADP). Esta reação libera energia.
3. Gruposfosfato (PO43-).
A figura mostra as seguintes características estruturais da molécula de
DNA:
1. A molécula consiste de dois filamentos com bases transversais. Os filamentos se torcem um sobre o outro na forma de uma dupla hélice, de tal maneira que se assemelham a uma escada retorcida.
2. As pontes verticais da escada de DNA consistem de grupos fosfatos alternados com porções de desoxirribose dos nucleotídeos.
3. Os degraus da escada contêm bases nitrogenadas pareadas. A adenina sempre pareia com a timina e a citosina sempre pareia com a guanina. Cerca de 1.000 degraus de DNA compreendem um gene, uma porção de um filamento de DNA que compõe o material hereditário das células.
Os seres humanos possuem aproximadamente 100.000 genes funcionais que controlam a produção das proteínas corporais. Os genes determinam quais
características herdamos, e controlam todas as atividades celulares durante ao longo da vida. O RNA, o outro tipo de ácido nucleico, é diferente do DNA em vários aspectos. O RNA é uma molécula em fita simples; o DNA é uma dupla-fita. O açúcar dos nucleotídeos de RNA é a ribose. E o RNA