biologia molecular
Introdução
Oque é a Biologia Molecular?
A biologia molecular estuda as interacções entre vários sistemas celulares, o material genético, a sua estrutura, função e as proteínas que dele resultam. Esta investiga principalmente a relação entre DNA, RNA e síntese proteica, ou seja, estuda a replicação, transcrição, a tradução do material genético e regulação desses mesmos processos.
A Biologia Molecular e as outras Ciências
A biologia molecular tem como áreas centrais de estudo a biologia e a química, em especial a genética, bioquímica, microbiologia e biofísica.
O estudo da biologia molecular é bastante recente e tem-se aprofundado devido á utilização da informática e da biologia computacional.
A microbiologia foi bastante importante para o desenvolvimento da Biologia Molecular, pois a maioria dos conceitos e técnicas da Biologia Molecular tiveram origem a partir de vários estudos e experiências realizadas principalmente com bactérias, fungos e vírus.
A biologia molecular tem o seu próprio espaço na ciência. Relaciona-se com a genética e a bioquímica.
Ilustração - Relação entre a Biologia Molecular e outras ciências Breve História dos ácidos nucleicos
No ano de 1869, Friedrich Miescher, iniciou experiências que, aparentemente, seriam de pouca importância, no sul da Alemanha. O seu trabalho consistia no exame de células de pus humano, de onde retirava o material para o estudo a partir de curativos utilizados em secreções purulentas.
Durante as suas observações, Friedrich Miescher verificou que todas as células vivas, inclusive as de pus, continham um glóbulo central mais escuro que o restante, designado por núcleo celular. Já se sabia que nas células do pus o núcleo representava uma grande parte do organismo celular. Miescher acabou por concluir que daquele material poderia obter, quase que na sua totalidade, um grande número de núcleos celulares isolados.
O processo utilizado por este era fazer com que o produto retirado fosse