BIOLOGIA MOLECULAR
A Biologia Molecular tem como campo de estudo as interações bioquímicas celulares envolvidas na duplicação do material genético e na síntese protéica.
É uma área intimamente ligada à genética e à bioquímica. A Biologia Molecular consiste principalmente em estudar as interações entre os vários sistemas da célula, partindo da relação entre o DNA, o RNA e a síntese de proteínas, e o modo como essas interações são reguladas.
Assim, o cerne da Biologia Molecular compreende o estudo dos processos de replicação, transcrição e tradução do material genético e a regulação desses processos.
No menu ao lado, no item História, você pode descobrir em que circunstâncias o DNA foi descoberto e quando isso ocorreu, e verificará também como os cientistas relacionaram o DNA com o material hereditário.
No item Replicação você poderá compreender como esse processo ocorre nas células.
O site também conta com um Glossário, contendo alguns termos técnicos da Biologia. E, em Links, você poderá ir até outros sites sobre Biologia e Biologia Molecular.
Toda a complexidade do corpo humano ainda é um mistério para cientistas. É, ao mesmo tempo, um fascínio pensar no quão sofisticado é o funcionamento da máquina humana. Desde a respiração, um ato que repetimos em torno de 576 vezes ao dia, até a transformação no corpo feminino durante o parto, podemos enxergar que existem milhares de células, tecidos, órgãos, sistemas envolvidos. Isso nos faz pensar que ainda hà muito a se estudar e descobrir a respeito de nosso funcionamento.
Os cientistas apoiam a ideia. Ao longo da história, os estudos de como cada parte de nosso corpo funciona têm se intensificado. Biologia, Química, Física e outras áreas de estudo que virão posteriormente como Biofísica, Genética, Bioquímica, incluem, em alguma parte de seus estudos, pesquisas que buscam desvendar mistérios do nosso corpo.
Uma dessas áreas é a Biologia