Processo Produtivo
Ana Heloisa Alvis
PCV – PROCESSO DE CONFECÇÃO DO VESTUÁRIO
Prof.: Andrea
Londrina- PR
2014
PCV – Processo de Confecção do Vestuário
A modelagem é a técnica que possibilita a construção de uma vestimenta. Enquanto um estilista/designer cria modelos de roupas, o modelista – através da técnica da modelagem – cria os moldes de forma que posteriormente um costureiro possa confecciona-la.
O modelista precisa possuir conhecimentos de costura, já que é ele quem vai indicar qual a melhor forma de construir cada peça.
Os materiais mais utilizados para a modelagem são: tesoura para tecido, tesoura para papel, lápis/lapiseira, réguas pequena e grande, esquadro grande, régua de alfaiate, curva francesa, papel, alfinetes e fita métrica.
Existem três tipos de modelagem: plana, informatizada e moulage.
Modelagem plana (bidimensional): é a técnica utilizada para reproduzir uma peça a partir do estudo anatômico do corpo humano, utilizando os conceitos de geometria para traçar diagramas que resultarão em formas a envolver o corpo, em tecido ou algo semelhante. Essa modelagem pode ser utilizada tanto para confecção de apenas uma peça, quanto para uma produção de pequena, média ou larga escala na confecção industrial.
Modelagem informatizada: originária da modelagem plana, a modelagem computadorizada CAD/CAM (Computer aided design/Computer aided manufacturing) utiliza dos mesmos princípios da modelagem plana, porém, subsidiada pela tecnologia.
A modelagem informatizada representa um conceito de modernidade e otimização tecnológica, pois, proporciona maior agilidade no processo e maior precisão nas medidas.
Moulage/Draping (tridimensional): Nessa técnica, a modelagem é desenvolvida sobre o próprio corpo ou busto de costura industrial, que possibilita a visualização do corpo em três dimensões: altura, largura e profundidade, diferenciando-se da modelagem plana que utiliza apenas a altura e largura a partir das medidas