Processo Metalização
Tiago winterfeld
Vinicius Heisler
Lucas Reinke
Moises Batista
Gustavo Engelmann
Douglas Zambra
1
O que é metalização?
É a aplicação de um novo revestimento Metálico sobre uma antiga base Metálica ou até mesmo Plástica
2
Porque os plásticos são metalizados?
Do ponto de vista econômico, pode-se escolher materiais plásticos para substituir uma peça metálica com a vantagem de reduzir o peso e o custo de energia associado com as diversas fases da formação do metal e polimento mecânico das peças, bem como o custo de transporte.
Por razões técnicas, revestimentos metálicos fornecem proteção para o polímero e oferecem adicional resistência mecânica, a corrosão, ao aquecimento, ao ultravioleta e aos solventes.
Funções estéticas, em áreas como decoração e perfumaria que podem receber acabamentos metálicos diversos. A aparência no cenário dos plásticos ainda é muito recente para substituir completamente os metais e a forte imagem associada a eles.
Portanto é necessário realçar o plástico usando depósitos de ouro, cromo, prata, bronze, etc...
3
Linha de aplicação
4
Processos da Metalização
Os processos da metalização podem ser subdivididos segundo os sistemas de fonte térmica empregados. As temperaturas máximas atingidas pelas diversas fontes de calor empregadas nos processos de metalização.
Os desenvolvimentos dos processos e equipamentos de metalização ao longo do tempo visam otimizar energia e velocidade para obtenção de camadas sempre mais densas e com maior aderência o que permite a aplicação de materiais mais sofisticados e complexos, que apresenta a evolução da metalização e dos materiais que podem ser aplicados, ao longo dos últimos
80
anos.
5
Metalização a quente
A metalização, chamada à quente, envolve uma etapa de aquecimento após a deposição, visando a fusão do depósito sobre o substrato. As principais vantagens da metalização a quente são a