Metalização
de
Fabricação Mecânica
Assunto: Metalização
Curso Técnico em Mecânica
Sumario
1- Introdução
2- Metalização 2.1 – Aplicações 2. 2 – Caracteristicas 2.3 – Tipos de processo 2.4 – Consumíveis 2.5 – Procedimentos para antes da metalização 2.6 – Procedimento de usinagem 3 – Conclusão 4 - Bibliografia
1. Introdução
A metalização é um processo de revestimento por deposição de materiais metálicos e não metálicos com o objetivo de aumentar a vida útil e recuperar peças e componentes em geral. Pode ser aplicado em diversas peças e ou materiais protegendo contra corrosões , melhor acabamento entre outros benefícios.
2 – Metalização
A Metalização consiste de um grupo de processos nos quais partículas finamente divididas de materiais para revestimentos, metálicos ou não metálicos, são depositadas sobre uma superfície previamente preparada, na condição fundida ou semifundida, para formar um revestimento. O calor necessário para a operação é gerado numa pistola de metalização e pode vir da queima de um gás combustível através do processo por chama a gás (flame spray) ou por um arco elétrico (arc spray).
O processo de metalização foi inventado em 1896 pelo Suíço Dr. Max Ulrich Schoop, utilizando a deposição de materiais. No inicio seu uso foi quase que exclusivamente para revestimentos de estruturas metálicas. Após 1930, inicia-se nos Estados Unidos o uso da metalização em grande escala para recuperação e beneficiamento de elementos de máquinas para a indústria em geral.
A metalização apresenta grandes vantagens tais como, a possibilidade de aplicar o revestimento sobre peças de qualquer dimensão e a não alteração na estrutura do substrato, por se tratar de revestimento aplicado a baixa temperatura. A