processo do envelhecimento no brasil
1039 palavras
5 páginas
O processo de envelhecimento populacional, tal como observado até hoje, é resultado do declínio da fecundidade, e näo da mortalidade. O envelhecimento populacional iniciou-se no final do século XII,investigações científicas encontradas na literatura nacional e internacional, que revelam a projeção notória desta população de idosos. No panorama mundial, bem como nos países em desenvolvimento, a população idosa aumenta significativamente e o contraponto desta realidade aponta que o suporte para essa nova condição não evolui com a mesma velocidade. Diante disto, a preocupação com esse novo perfil populacional vem gerando, nos últimos anos, inúmeras discussões e a realização de diversos estudos com o objetivo de fornecerem dados que subsidiem o desenvolvimento de políticas e programas adequados para essa parcela da população.Isto devido ao fato que a referida população requer cuidados específicos e direcionados às peculiaridades advindas com o processo do envelhecimento sem segregá-los da sociedade.
Assim sendo, esse artigo tem como objetivo discutir sobre a situação social do idoso no Brasil, considerando não somente aspectos demográficos, mas Social e político.
O envelhecimento é biológico e natural por causa de uma série de transformações que ocorrem no corpo do indivíduo, porém só este fator é insuficiente para definir a velhice e o seu cunho histórico, sendo também um fenômeno cultural e social devido ao comportamento psicossocial dos indivíduos ao longo dos tempos, expressado e estudado através dos comportamentos, culturas, atitudes, gestos e pensamentos que ocorreram em diferentes épocas. O envelhecimento pode variar de indivíduo para indivíduo, sendo gradativo para uns e mais rápido para outros . Essas variações são dependentes de fatores como estilo de vida, condições socioeconômicas e doenças crônicas. Já o conceito “biológico” Envelhecer é um processo natural, gradativo e contínuo, que começa no nascimento e se prolonga por todas as fases da