Famílias de Circuitos TTL e CMOS
Famílias de Circuitos TTL e CMOS
Familias de Circuitos TTL
TTL é a sigla em Inglês de transistor transistor-lógica , ou seja, "a lógica transistor transistor". É uma família lógica ou o que é o mesmo, uma tecnologia de construção de circuitos electrónicos digitais . Nos componentes de tecnologia TTL fabricados com os elementos de entrada e de saída do dispositivo são transistores bipolares .
A família TTL foi originalmente desenvolvida pela Texas Instruments mas hoje muitos fabricantes de semicondutores produzem seus principais circuitos.
Esta família é principalmente reconhecida pelo fato de ter duas séries que começam pelos números 54 para os componentes de uso militar e 74 para os componentes de uso comercial.
Assim, podemos rapidamente associar qualquer componente que comece pelo número "74" à família TTL. uma porta típica TTL.
Cis TTLs em diversos invólucros. As funções mais simples são as portas que são disponíveis numa certa quantidade em cada integrado usam circuitos integrados de poucos pinos.
No entanto, à medida que novas tecnologias foram sendo desenvolvidas permitindo a integração de uma grande quantidade de componentes surgiu a possibilidade de se colocar num circuito integrado não apenas umas poucas portas e funções adicionais como flip-flops, decodificadores e outros, mas já interligados de uma determinada forma que seja muito usada ou que tenha uma aplicação específica.
Diversas etapas no aumento da integração foram obtidas recebendo nomes que hoje são comuns quando falamos de equipamentos digitais e computadores em geral como:
SSI - Small Scale Integration ou Integração em Pequena Escala que corresponde a série normal dos primeiros TTL que contém de 1 a 12 portas lógicas num mesmo componente ou circuito integrado.
MSI - Medium Scale Integration ou Integração de Média Escala em que temos num único circuito integrado de 13 a 99 portas ou funções lógicas.
LSI - Large Scale Integration ou