Processo demissional
Agenda
Situação atual (G) Causas e tipos de demissão (G) Importância do processo de demissão (L) O processo (L) Entrevista e formulário de demissão Analisando o resultado Clima na organização outplacement O turnover e a empresa (C) Encarando uma demissão (C) Estudo de caso (F)
Situação atual
Pesquisa Lens e Minarelli com maiores e melhores
empresas no Brasil (2002)
Empresa têm política de demissão: Sim (35%) / Não (65%) Motivos mais freqüentes de demissão:
Problemas de desempenho (50%) Extinção do cargo/reestruturação (33%) Comportamento, atitude e problemas éticos (17%)
Demissão foi bem conduzida: Sim (38,7%) / Não (61,3%) Demissão: justa (20,3%) / Injusta (29,7%) Motivo alegado foi convincente: Sim (46,6%) / Não (53,4%)
Situação atual
Poucas empresas fazem uma demissão responsável Processo não estrutura ou falta profissionalismo para conduzir uma demissão de forma transparente. Dizem verdade por detrás do desligamento? O que poderia ser feito para evitar o desligamento? Casos nada raros... Ex.: como um indivíduo é avaliado positivamente em Janeiro e em Março é demitido? Ex.: indivíduo sai de férias e gerente já sabe que ele será demitido. O indivíduo vai gastar ao invés de economizar.
Causas da demissão
Vontade própria Novos desafios na carreira Justa causa Conflitos pessoais? Ações estratégicas Corte de pessoal
Tipos de demissão
Demissão do indivíduo Documentos de avaliação de desempenho devem estar disponíveis Nunca demitir alguém voltando de férias ou em datas especiais (Natal, aniversário, etc.) Nunca fazer “demissão em cinco minutos”. Demissões em massa Comunicados formais e claros para toda organização Mostrar quais são os direitos dos funcionários Gestores disponíveis para responder perguntas de seus subordinados
Importância do processo de demissão
Demitir e absorver o desligamento é um processo