Processo decisório
NA ADMINISTRAÇÃO
Profa Katia Palomo kgsousa@uol.com.br Tomada de Decisão
Decisão:
Tomar decisão pode ser definido como sendo a escolha entre duas ou mais alternativas de ação que possibilite o resultado esperado.
Tomada de Decisão na Administração
Tomar decisões pode ser entendido com um sinônimo para administrar. Para se tomar uma decisão deve se avaliar duas ou mais alternativas caso o contrário não haverá o que decidir e isso deve ser feito com racionalidade e consciência para que se escolha a opção que apresente o resultado desejado ou mais próximo dele. “ A escolha consciente de um rumo de ação entre várias alternativas possíveis para se chegar a um resultado desejado” Megginson et al 1998: 194
Tomada de Decisão na Administração
Escolha consciente
Existência de duas ou mais alternativas
disponíveis
Resultado desejado
Tomada de Decisão
Decisões programadas e não programadas:
Tomar decisões pode ser entendido com um sinônimo para administrar. Para se tomar uma decisão deve se avaliar duas ou mais alternativas caso o contrário não haverá o que decidir e isso deve ser feito com racionalidade e consciência para que se escolha a opção que apresente o resultado desejado ou mais próximo dele.
Etapas do Processo Decisório
Esse processo se divide em cinco etapas (Megginson et al 1998: 197-203):
1ª ETAPA: RECONHECIMENTO DO PROBLEMA OU DA
OPORTUNIDADE
• Reconhecer um problema ou oportunidade;
• Essa etapa é crucial, pois se não for bem feita todo trabalho de uma equipe será desperdiçado; • É considerada a mais difícil das cinco.
2ª ETAPA: PLANEJAMENTO – ELABORAÇÃO
DAS ALTERNATIVAS DE AÇÃO
• Elaboração de alternativas de ação;
• É necessário elaborar alternativas, pois se elas não existem, não há decisão a ser tomada;
• Para facilitar a segunda etapa, foi desenvolvido um instrumento gráfico, denominado “árvore de decisão”, que avalia as alternativas disponíveis
(esse processo é normalmente usado quando há muitas alternativas a