PROCESSO DECISÓRIO
Decisões
Todos os processos de administração (planejamento, organização, controle) são processos de tomas decisões. Estudar o processo de tomas decisões ajuda a compreender o trabalho gerencial e a desenvolver as habilidades de administrador. Uma decisão é uma escolha entre alternativas e possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. O processo de tomar decisões (ou processo decisório) é a seqüência de etapas que vai da identificação de uma situação que oferece um problema ou oportunidade até a escolha e colocação em prática de uma ação ou solução. Quando a decisão é colocada em prática surge uma nova situação, que pode gerar outras decisões ou processo de resolver problemas. As decisões nas organizações dividem-se em duas categorias principais: programadas e não programadas.
Decisões Programadas As decisões programadas, ou padronizadas, fazem parte do acervo de soluções prontas da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos, fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido. Exemplo de decisões programadas são políticas algoritmos, procedimentos e regras de decisão. As decisões programadas economizam tempo e energia intelectual, evitando que os gerentes se desgastem resolvendo problemas que já estão resolvidos. Assim um dos objetos do processo decisório deve ser o de procurar o maior número possível de oportunidades para criar decisões programadas.
Decisões não programadas As decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São as situações novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez, e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens.
Processo de resolução