relatório
Neste relatório iremos tratar sobre o momento de uma força, para tal devemos abordar um pouco sobre sua história e sua importância, principalmente em nosso ramo de estudo, que é a engenharia civil.
Arquimedes foi um dos grandes gênios de toda a história da humanidade, vivendo entre 287 aC. a212 aC., com diversas contribuições em diferentes áreas da física, como a hidrostática, a estática, a lei do empuxo, a lei da alavanca, entre outros. Para nosso estudo observaremos os efeitos da lei da alavanca.
Com, o princípio da lei da alavanca Arquimedes observou que a distância está inversamente ligada a força aplicada a um determinado ponto A em referência a outro ponto B, com o auxílio de um apoio.
Figura 1: Lei da alavanca de Arquimedes
A partir das observações feitas por Arquimedes podemos afirmar que quanto menor a distancia d em relação ao ponto A, maior será a força F a ser aplicada para a operação de alavanca, o inverso é verdadeiro, pois quanto maior a distancia d em relação ao ponto A, menor será a força F para realizar a mesma operação.
Com essas observações feitas a partir dos conceitos da lei da alavanca podemos relacionar e definir matematicamente o princípio da força de um momento:
Fórmula 1: Momento de uma força
Onde M é o momento de uma força aplicada em um ponto em relação a um apoio em determinada distância, d é a distância entre esse apoio e a força aplicada, e F é a força aplica num ponto.
Analisando esses conceitos podemos também afirmar que o momento de uma força é a tendência que uma força aplicada em um determinado ponto tem de rotacionar um corpo, por tal também podemos conhecer a força de um momento como torque ou rotação, ou somente momento. Por tanto, para analisar o equilíbrio de corpos não devemos apenas observar os efeitos das forças horizontais e verticais, mas também a tendência que essas forças têm de rotacionar o corpo em equilíbrio.
Dessas analises podemos definir que para um corpo