Processo de Seleção
Serviço Municipal de Intermediação de mão-de-obra, uma proposta da prefeitura do município de Salvador, com o objetivo de facilitar vagas de trabalho para a população, é inteiramente gratuito e interligados com muitas empresas que precisam de mão de obra. Sua criação se deu em 28 de março de 2005. A situação da época com o aumento do desemprego o Simm veio com uma proposta de tentar solucionar o problema que a atual gestão enfrentava. O recrutamento é influenciado pelo mercado de trabalho em períodos de recessão, de crise econômica e poucos investimentos, o mercado de trabalho recebe maior oferta de mão-de-obra do que os postos de trabalho, em período de crescimento econômico, a disputa pelos candidatos torna-se acirrada (FRANÇA, 2011, p. 30).
Hoje atende a maior parte a população carente lhe dando oportunidade de se recolocar no mercado de trabalho como também de ter o primeiro emprego. É nesse contexto de seleção que iremos destacar aqui o funcionamento do processo seletivo do Simm.
Preparação para a seleção
A seleção foi conduzida pelo Estagiário supervisionado e pela psicóloga, inicia com a apresentação das características da vaga e da empresa contratante a todos os candidatos. Os mesmos foram acondicionados numa sala preparada pela seleção, que estava completamente cheia, a psicóloga informou como seria feita a seleção, tranquilizando os participantes e dando as instruções das etapas do processo. Alguns participantes não puderam continuar no processo seletivo que se tratava da 1ª etapa, pois, não estavam dentro do perfil da vaga como por exemplo alguns candidatos estudavam a noite ou moravam em outra região fora de Salvador. Das etapas do processo : Perfil da vaga: Operador de telemarkentig, salário mínino, mais benefícios como: VA, VTR, Plano de saúde e odontológico, horário de turno 6 hs de matutino e vespertino com ou sem experiência.
Etapas: Apresentação da vaga, entrevista coletiva, testes, dinâmica de grupo, resultado,