Processo e seleção
A seleção de pessoas faz parte do processo de contratação de pessoal, vindo logo depois do recrutamento. De acordo com Chiavenato (1998), recrutar é uma atividade de divulgação, de chamada, de incremento de entrada , de atenção e selecionar é uma atividade de escolha, de opção e decisão, de filtragem de entrada, de classificação e restritiva. Desta forma, entendemos que a tarefa de recrutamento é a de atrair como seletividade, fazendo uso de varias técnicas de comunicação, a tarefa da seleção é a de escolher, entre os candidatos recrutados aqueles que tenham as melhores habilidades para o cargo. Assim, recrutar é “[...] abastecer o processo seletivo de sua matéria-prima básica: os candidatos. O objetivo básico da seleção é o de escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização.” (Chiavenato, I. 1998, p 221)
Ainda de acordo com Chiavenato (1998), a seleção visa solucionar dois problemas básicos, adequação do homem ao cargo e a eficiência e eficácia do homem no cargo. O processo de seleção faz-se necessário pelo fato das pessoas serem diferentes tanto no plano físico como no plano psicológico desta forma, mostram-se capazes de diferentes tarefas, por isso que o processo de recrutamento e seleção é algo de suma importância para a organização empresarial, pois é a partir de um bom processo seletivo que a empresa dará mais lucro, pois se temos a pessoa certa no lugar certo isso fará com que a mesma, trabalhe conforme o esperado.
Segundo Chiavenato (1998) p. 222: “De modo geral, o processo seletivo deve fornecer não somente um diagnóstico, mas principalmente um prognóstico a respeito dessas duas variáveis. Não apenas uma ideia atual, mas também uma projeção de como a aprendizagem e a execução se situarão no futuro.” Assim, compreendemos que o ponto de partida de todo o processo de recrutamento e seleção fundamenta-se em informações e dados de especificação e análise do cargo a ser preenchido. Os