Processo de planejamento
O planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro. As decisões que serão colocadas em pratica, ou procuram influenciar o futuro são decisões de planejamento.
Para a moderna psicologia, o processo de planejamento é uma função cognitiva superior, uma forma refinada de inteligência (Gardner). Essa inteligência como todas as outras, pode ser desenvolvida por meio de educação e experiência.
Processo de planejamento
O processo de planejamento compreende três etapas principais: dados de entrada, processo de planejamento e elaboração de planos.
Os dados de entrada são informações sobre o presente, passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos das organizações.
O processo de planejamento é o processamento dos dados de entrada que é transformada em informações para produzir novas informações e decisões.
A elaboração dos planos é resultado dos processos dos dados de entrada. O plano estabelece qual situação deverá ser alcançada.
Objetivos e metas
O objetivo indica um conceito central em administração. Objetivos são os resultados desejados, são os fins, propósitos, intenções ou estados futuros que as pessoas e as organizações pretendem alcançar. Os objetivos são a parte mais importante dos planos.
Um objetivo pode ser: uma situação ou estado futuro desejado, a realização de um produto físico ou conceitual e a realização de um evento. A forma e o conteúdo dos planos variam de uma organização para outra.
Se possível os objetivos devem ser formulados em termos numéricos, associados a indicadores como quantidade, data, nível de qualidade ou ordem de grandeza dos recursos.
Níveis de planejamento organizacional:
São classificados em três níveis principais: estratégicos, funcionais e operacionais.
Os planos estratégicos abrangem as organizações definindo sua relação com seu ambiente. Estabelecem a missão, os produtos e serviços que serão oferecidos.
Os planos funcionais traduzem os planos estratégicos