PROCESSO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL BASEADO NO CONTEXTO FAMILIAR
CAPITULO 1- INTRODUÇÃO
Em uma época de mudanças. Complexidades e incertezas a administração de empresa é assunto muito discutido no mundo dos negócios. Um dos grandes desafios das empresas neste final de século são as mudanças que ocorrem no ambiente externo e a velocidade de respostas que surge no ambiente interno.
A rapidez do processo decisório e a capacidade de fazer acontecer consistem em atributos da rotas de sucesso de qualquer empreendimento. A forma de impacto desse novo cenário vai exigir como contrapartida, um novo líder, substancialmente diferente daqueles dos padrões do passado, e que se transformará antes, e acima de tudo em um grande agente promotor e fomentador.
Num mundo globalizado no qual as pessoas estão vivendo a competição cada vez mais nas organizações, é necessário, portanto que o gestor esteja adaptado e atento a todas as mudanças e inovações que acontecem constantemente no mercado mundial. Os meios de comunicação são cada vez mais ágeis, possibilitam maior rapidez, conhecimento e informações.
Segundo SLACK e CHAMBERS (2002) as empresas podem competir em qualidade, flexibilidade, confiabilidade e custos que ao clientes somente entenderão o valor de um produto ou serviço após compreenderem que eles mais valorizam, ou seja, o cliente procura preço, a empresa que produzir através de processos enxutos terá a preferência do consumidor / cliente, pois atenderá a sua necessidade.
No Brasil muitas organizações, surgiram como empresas formadas por pessoas da família, que se profissionalizaram com o crescimento da mesma. OLIVEIRA (1999) diz que existem muitas empresas familiares que estão ligadas ao fator hereditário, são identificadas pelo sobrenome da família ou com a figura de seu fundador. Há uma gama muito grande de empresas com gestão familiar que são o maior sucesso até hoje.
Segundo LODI (1998, p.5) “nos Estados Unidos calcula-se que 20% das quinhentas maiores