Processo de formação das palavras: composição
Composição
A composição consiste em formar uma nova palavra pela união de dois ou mais radicais. A palavra composta representa sempre uma ideia única e autônoma, muitas vezes dissociada das noções expressas pelos seus componentes. Assim, pé de galinha (sem hífen após o Acordo Ortográfico) é o nome de uma ruga no canto externo dos olhos; mil-folhas, o de um doce; vitória-régia, o de uma planta.
Tipos de composição
1. Quanto à forma, os elementos de uma palavra composta podem estar:
a) simplesmente justapostos, conservando cada qual a sua integridade: Segunda-feira | Chapéu de sol | Passa-tempo |
b) intimamente unidos, por se ter perdido a ideia da composição, caso em que se subordinam a um único acento tônico e sofrem perda de sua integridade silábica: Aguardente (água + ardente) | Embora (em + boa + hora) |
Daí distinguir-se a composição por justaposição da composição por aglutinação, diferença que a escrita procura refletir, pois que na justaposição os elementos componentes vêm, em geral, ligados por hífen, ao passo que na aglutinação eles se juntam num só vocábulo gráfico.
Observação:
Reitere-se que o emprego do hífen é uma simples convenção ortográfica. Nem sempre os elementos justapostos vêm ligados por ele. Há os que se escrevem unidos: paraquedas, varapau, etc.; como há outros que conservam a sua autonomia gráfica: pai de família, Idade Média, etc.
2. Quanto ao sentido, distingue-se numa palavra composta o elemento determinado, que contém a ideia geral, do determinante, que encerra a noção particular. Assim, em escola-modelo, o termo escola é odeterminado, e modelo o determinante. Em mãe-pátria, ao inverso, mãe é o determinante e pátria o determinado.
Nos compostos tipicamente portugueses, o determinado, de regra, precede o determinante, mas naqueles que entraram por via erudita, ou se formaram pelo modelo da composição latina, observa-se exatamente o contrário — o primeiro elemento é o que