Circo é arte
Allana Quelle Pereira de Jesus
IFBA- Jacobina
Circo é arte
Evidências nos mostram que com o passar do tempo e, juntamente com ele a sociedade muda havendo a necessidade de inovação, aperfeiçoamento, novas características, criando uma fórmula distinta e alternada do que éramos acostumados.
O circo, por exemplo, sempre está em metamorfose, ou seja, em cada espetáculo, em cada show, há novidades, modificações, evoluções. Assim, perceberemos os passos para o desenvolvimento do circo, desde o mais tradicional, até o contemporâneo.
O circo é evento popular muito antigo, tendo origem em povos viajantes, há indícios arqueológicos de que o circo tenha surgido na China há mais de 5.000 anos, e com o tempo, diversas civilizações como, gregos e egípcios já praticaram as artes circenses, ganhando maior ênfase e formas no Império Romano e se difunde em todo o mundo.
O circo tradicional, como o próprio nome diz, se dão as apresentações das gerações anteriores, com adaptações, porém mantêm a tradição. Basicamente é formado por integrantes de uma mesma família, com palhaços, mágico, domador, trapezistas etc.
O circo contemporâneo há mistura de linguagens, a função deste é reunir a arte na dança, música teatro sendo peculiar essa linguagem artística do circo contemporâneo, me chama a atenção por ser moderno e está no gosto popular, for ser um referencial diferenciado, ser seguro, apesar de parecer apenas um grande show, o circo moderno e inovador nos mostra a verdadeira arte para apreciarmos. Ele encanta e diverte ao mesmo tempo, sem a utilização de animais, e a segurança e profissionalismo dos artistas favorece para um bom espetáculo. Porém, um evento como este, não é tão acessível para as camadas populares, e alguns como, Cirque du Soleil pode custar até R$