Circo
PÓLO UNIVERSITÁRIO DE RIO DAS OSTRAS - PURO
FACULDADE FEDERAL DE RIO DAS OSTRAS - RFR
DEPARTAMENTO DE ARTES E ESTUDOS CULTURAIS - RAE
SEMINÁRIO SOBRE O EIXO TEMÁTICO CIRCO
Gustavo Canella
Matheus de Martini
Renato Mascarenhas
Wátila Leite
RIO DAS OSTRAS/RJ
2012
Gustavo Canella
Matheus de Martini
Renato Mascarenhas
Wátila Leite
SEMINÁRIO SOBRE O EIXO TEMÁTICO CIRCO
Seminário elaborado pelos discentes Gustavo Canella, Matheus de Martini, Renato Mascarenhas e Wátila Leite como exercício da Disciplina Tópicos Especiais em Produção Cultural do curso de Produção Cultural.
Orientação:
Professora Cristiane Simões
RIO DAS OSTRAS/RJ
2012
SELEÇÃO DO EIXO TEMÁTICO
Escolhemos o circo por ser uma arte milenar de cultura, sendo um dos primeiros espaços feitos propriamente para espetáculos culturais e com tamanha importância que sobrevive até hoje. O instinto de superação do circo faz com que ele nunca perca a capacidade de reencantamento da realidade e insista na manutenção de iniciativas essenciais à sua própria existência, que depende da comunidade que o circunda. Nas suas andanças e permanências, os Pontos de Cultura circenses fazem conexões sociais que interferem diretamente no cotidiano de seu entorno e refundam essa arte que mora no seio do imaginário coletivo.
CARACTERIZAÇÃO DO SETOR
O Circo é uma companhia itinerante que reúne artistas de diferentes especialidades, como: malabarismo, palhaços, acrobacias, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outras. Essas modalidades podem ser vistas tanto como arte quanto como uma atividade esportiva. São importantes na estimulação da criatividade, e se mostram um ótimo exercício físico para crianças, adolescentes e adultos. Além do circo tradicional itinerante, existem grupos e movimentos de circo que atuam de diversas maneiras em lugares variados. Mas, devido a pouca divulgação nas