O Circo
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSO DE LETRAS
DOCENTE: Sebastiana Reis
DISCENTE: Edyanne Caroline Silva Ferreira (12882p38)
O filme é um grande tesouro para o cinema mundial em que Charles Chaplin mais uma vez demostra sua maestria em suas produções cinematográficas com seu jeito singular de levar o humor com lições de moral.
A produção “O circo” trata a história de um vagabundo que passeia pela feirinha do circo divertindo-se com os acontecimentos até que um ladrão coloca uma carteira roubada em seu bolso. Este acaba sendo perseguido por policiais, que o julgam como criminoso. E é fugindo do perigo que adentra no circo e sua história se inicia, sendo confundido pelo público como atração acaba se tornando sucesso imediato com seu inerente jeito cômico.
O dono do circo decide contratá-lo e explorá-lo ao máximo. O vagabundo apaixonou-se instantaneamente pela filha do proprietário que sofria maus tratos do pai por não realizar da maneira devida o seu número artístico. No entanto, o seu amor por Merna não é recíproco, pois a menina se apaixona por Rex, um equilibrista. O final, sozinho, no meio da arena do circo, um close no rosto do protagonista, e logo em seguida ele pega a estrela, dá um chute e segue seu caminho novamente.
Apesar de ser um filme mudo seu entendimento é eficaz, não deixando a desejar em comparação as produções cujo a linguagem verbal se faz presente. A presença das legendas em algumas cenas é primordial para o entendimento completo do que se passa, apesar de que se pode ter uma ideia do que se passa sem a legenda. O filme não deixa espaço para um entendimento ambíguo percebemos isso na cena em que Chaplin encontra a filha do dono do circo, que esta faminta por sofrer maus tratos do pai e ser impedida de comer por não aceitar um número do espetáculo o entendimento seria o mesmo se o filme não fosse mudo.
Interessante ressaltar a figura da estrela presente em várias cenas do