Circo
O circo contemporâneo é aquele que serve como uma escola. As pessoas podem entrar, aprender e ir trabalhar com circo. O circo contemporâneo é composto por bailarinos, acrobatas, contorcionistas, atores, entre outros. Essas pessoas devem ser qualificadas e profissionais no que fazem.
Companhias contemporânias de circo: A Nau de Ícaros, o Teatro de Anônimo, o Circo Escola Picadeiro, o Linhas Aéreas, a Intrépida Trupe, os Parlapatões, o Circo Mínimo, os Acrobáticos Fratelli, Patifes e Paspalhões, fazem parte do Circo Contemporâneo Brasileiro.
Escolas de circo:
CEFAC – Centro de Formação Profissional em Artes Circenses.
O curso do CEFAC é uma iniciativa sem fins lucrativos, fundado em 2003 em São Paulo. Funciona no espaço do Galpão do Circo, escola de cursos livres.
Galpão do circo - Fundada em 1997, o Galpão do Circo oferece diversos ensinamentos sobre a arte circense, com aulas e cursos regulares. Atualmente, é considerada a escola com maior número de alunos - atualmente são 400 pessoas de várias idades matriculadas.
Academia Brasileira de Circo - Formada por profissionais que fizeram parte do Circo Spacial, a Academia Brasileira de Circo foi fundada em 2004 e tem como principal objetivo oferecer aulas divertidas e descontraídas, mostrando o que a arte circense pode proporcionar a qualquer tipo de público.
CIC - Centro Interativo de Circo - Localizado na tradicional Rua dos Arcos, no bairro da Lapa, o Centro Interativo de Circo garante o acesso gratuito à comunidade carioca à cultura circense e outros ensinamentos.
Circo Spasso - Criada em 98, A Spasso Escola Popular