processo de fabricação
1 INTRODUÇÃO A soldagem e o corte subaquáticos são processos únicos, por serem realizados em ambiente submerso. Recentemente, tem havido um interesse crescente nos processos de soldagem subaquática, devido aos requerimentos de construção e reparo associados com a exploração, perfuração e recuperação de óleo e gás natural. Os procedimentos de soldagem e corte subaquáticos existem para praticamente qualquer tarefa requerida. Enquanto algumas técnicas atualmente utilizadas são complexas e custosas de serem implementadas, a capacidade de se obter juntas soldadas com as propriedades mecânicas apropriadas e a realização de operações de corte submerso, no local de trabalho, oferece aos engenheiros oceânicos uma ferramenta de extrema importância. As restrições passadas associadas ao corte e a soldagem subaquática, relacionadas principalmente com a baixa qualidade das juntas soldadas e a repetibilidade questionável, tem sido superadas devido ao grande interesse existente em trabalhos no mar por parte da indústria do petróleo. Atualmente, a capacidade de se obter juntas soldadas com as características desejadas bem como a disponibilidade de métodos e técnicas de inspeção apropriadas, tornam as operações de união e soldagem subaquática opções viáveis. Exemplos de trabalhos de recuperação em estruturas offshore podem ser vistos na Figura 1 (a) e (b).
(a) (b) Figura 1 – Soldagem subaquática úmida para reparos em componentes de estruturas offshore. Estrutura danificada (a) e estrutura após o reparo (b).
Laminação a quente A laminação a quente caracteriza em modificar a seção de uma barra de metal pela passagem entre cilindros deixando entre eles uma distância menor do que a espessura inicial da barra.Isto ocorre através do arrastamento do produto pelo cilindro sob efeito de forças de atrito que se originam na superficie de contato dos cilindros pelo laminador o