PROCESSO DE FABRICAÇÃO
O processo de fabricação de biscoito é bem simples, consistindo basicamente na
Mistura dos Ingredientes, Transformação em Massa Homogênea, Moldagem ou
Rosetagem, Cozimento, Resfriamento, Embalagem, e Armazenagem.
Ainda que a fabricação de biscoitos pareça ser a primeira vista um processo simples, esse requer como qualquer outro processo uma certa prática e alguns conhecimentos técnicos. Dessa forma aos iniciantes aconselha-se primeiro a busca de um auxiliar técnico para orientar o processo, ao mesmo tempo em que deve-se ir testando em pequenas escalas o processo de fabricação, e as várias composições de mistura possíveis. O processo produtivo é controlado e monitorado em todas as etapas do processo. Os parâmetros monitorados estão descritos nos POP’s específicos de cada procedimento realizado durante o processo. No caso de finalização do produto fora dos padrões de identidade e qualidade da empresa, o mesmo descartado (caso não esteja próprio para consumo humano), ou é doado (caso esteja em condições para consumo).
MISTURA DOS INGREDIENTES
A adição dos ingredientes é feita em proporções (pesos) previamente definidas pelo responsável pelo processo, com o objetivo de fabricação de determinado tipo de biscoito. Essa mistura deve ser feita diretamente dentro da masseira, normalmente por um processo realizado em vários estágios.
TRANSFORMAÇÃO EM MASSA HOMOGÊNEA
O processo de misturação, ou de transformação em massa homogênea, realizado pelas chamadas “masseiras” tem as seguintes funções: a- homogeneização dos ingredientes para formar massa uniforme; b- dispersão de sólido num líquido ou líquido no líquido; c- formar soluções de um sólido num líquido; 9 d- desenvolver o glúten da farinha; e e- aerar a massa, deixando-a menos densa.
MOLDAGEM OU ROSETAGEM
Uma vez pronta a massa, é sempre interessante dar um tempo de descanso, em torno de uns 20 minutos. Após esse período a mesma é então transferida