processo de exportação
Para competir no mercado externo é necessário que os profissionais a frente da administração dos negócios, proprietários ou funcionários, desenvolvam uma mentalidade global. Para possibilitarem que a empresa torna-se uma companhia global, aberta ás tendências e exigências do mercado em questão, é necessário também que os profissionais envolvidos na execução de uma exportação tenham bastante conhecimento do mesmo, pois é um processo burocrático dividido em vinte fases, e qualquer erro cometido comprometera todo processo, gerando prejuízos tanto para o exportador como para o importador, porem quando esse processo é realizado com sucesso, todos os lados se satisfazem, exportador, importador (empresários) e o pais importador e exportador.
A exportação e a atividade que proporciona a abertura do país para o mundo.
Palavras chaves: planejamento de mercado; despacho aduaneiro; logística; negociação.
INTRODUÇÃO
O trabalho descrito a seguir citara algumas fases do processo de exportação.
Maia Jayme (2011 apud BARBOSA) “A internacionalização das empresas não é mais uma opção; é sua sobrevivência”.
Para um país vencer no mercado mundial, precisa atrair investimentos (internacionais e estrangeiros). A maioria desses capitais traz também tecnologia (know-how), o que permite produzir mercadorias melhores ou de custo menor. Ganha o país porque há geração de empregos, aumento da arrecadação d impostos e aumento da receita de divisas.
Para atrair investimentos externos é necessário dar ao capital estrangeiro segurança de retorno a qualquer momento; isso porque o capital estrangeiro é como o vento só entra onde tem saída.
Diante disso percebemos como a atividade de exportar é necessária e importante, não só para empresários como também para o país, por isso é preciso excelência na execução de uma exportação, e que as empresas praticantes da exportação sejam empresas com uma visão global, afinal a troca de mercadorias ou serviços é