Processo de exportação
RESUMO
A exportação é tudo aquilo que um país vende para outro, podendo variar de acordo com a sua produção e sua tecnologia, ou seja, é à saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem. Diante do que foi dito, o presente estudo contemplará os seguintes assuntos: por que exportar; como exportar; passo a passo da exportação; documentos exigidos na exportação; termos ou condições de venda (INCOTERMS); passo a passo para usar o Siscomex; e embarque da mercadoria para exportação. E por fim, irá apresentar um estudo de caso da empresa Friboi, a qual adotou algumas inovações para bater recorde de exportação.
Palavras-chave: exportação, passo a passo, exportar, documentos, Fibroi.
1 INTRODUÇÃO
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo o Portal Brasileiro do Comércio Exterior, a exportação pode ser definida como a saída da mercadoria do território aduaneiro, ou seja, é à saída de um bem do Brasil, que pode ocorrer em virtude de um contrato internacional de compra e/ou venda. A empresa que exporta adquire vantagens em relação aos concorrentes internos, por diversificar seus mercados, aproveitando melhor a sua capacidade instalada, aprimorando a qualidade do produto vendido, incorporando uma tecnologia, aumentando a sua rentabilidade e até reduzindo os seus custos operacionais. A atividade de exportar pressupõe uma boa postura profissional, conhecimento das normas e versatilidade. Para exportar, a empresa deve buscar junto à Receita Federal a sua habilitação para operar no comércio. Exterior, e cada operação deverá ser registrada no Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX.
2.1 Por que exportar?
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, os avanços da tecnologia permitem não só comunicações imediatas com as mais distintas regiões do planeta como possibilitam que os mais diversos negócios sejam efetuados, diariamente, com empresas de variados e distantes países. Antigamente,