Processo de exportaçao
O processo de Exportação se inicia com a negociação do comprador (Importador) e vendedor (Exportador), após a negociação estar firmada entre ambas a partes cada um inicia sua responsabilidade neste processo.
1º Passo – Ambas a partes definem o incoterm de venda (Ex: FCA, EXW, CIP ou CPT), o incoterm serve para definir aonde inicia e termina a responsabilidade de cada um.
Embarque FCA e EXW: Toda a responsabilidade é por conta do importador, o exportador tem a reponsabilidade de apenas carregar a mercadoria.
Embarque CIP: Toda a responsabilidade é por conta do exportador, desde a contratação da transportadora, o seguro da mercadoria, risco ate a mercadoria ser entregue ao cliente.
Embarque CPT: A responsabilidade de carregamento, contratação da transportadora fica por conta do exportador.
2º Passo – O exportador geralmente fica responsável de procurar um despachante BR para representa-lo em fronteira, lado brasileiro (Aduana Brasileira) e o importador de procurar um despachante PY para representa-lo no lado paraguaio (Aduana Paraguaia). Ambos os despachantes, só poderão representar o exportador e importador através de uma procuração assinada e reconhecido firma em cartório. Após esta procuração estar assinado e reconhecido firma, o exportador tem por obrigação incluir seu representante (Despachante BR) no radar da Receita Federal.
3º Passo - Após o incoterm e o despachante de ambas as partes estarem tudo definido inicia-se a emissão dos documentos pelo exportador: Fatura Proforma, Fatura Comercial, Pack List, Certificado de Origem, Nota Fiscal e R.E.
Fatura Proforma: Não tem valor comercial, é apenas enviada ao transportador, despachante e importador para analise.
Fatura Comercial: E a fatura definitiva para o embarque, nela estará destacados os valores comerciais conforme o incoterm de venda.
Pack List: Também conhecido como Lista de Embarque, nele é destacados todos os produtos que serão carregados nessa