Processo de desenvolvimento do capitalismo
Pode ser entendido com a estrutura econômica de uma sociedade. Incluem-se nessa noção a maneira como essa sociedade produz,distribui, consome e as relações que ela estabelece en-tre os seus membros durante esse processo.
O capitalismo é o sistema econômico regulado pelo mercado e tem por base a propriedade privada, ou seja, a propriedade particular ou individual de um bem cujo objetivo final visa o lucro.
FASES DO CAPITALISMO
O CAPITALISMO COMERCIAL
A primeira etapa do capitalismo estendeu-se do fim do século XV até o século XVIII e foi mar-cada pelo mercantilismo (comercial).
O objetivo dessas nações era acabar com a hegemonia das cidades italianas no comércio com o Oriente pelo Mediterrâneo. A primeira etapa do capitalismo foi marcada pela expansão marí-tima das potências da Europa Ocidental em busca de novas rotas comerciais. A economia fun-cionava segundo a doutrina mercantilista, sendo identificada pela intervenção governamental nas relações comerciais, aumentando o poder dos Estados Nacionais ; a riqueza e o poder eram medidos pela quantidade de metais preciosos.
O resultado desse processo permitiu grande acúmulo de capitais nas mãos da burguesia atra-vés de um comércio altamente lucrativo. Isso foi possível mediante a exploração coloni-al.Surgiu a primeira Divisão Internacional do Trabalho, caracterizada pelo envio de matérias primas das colônias às metrópoles e de produtos manufaturados as colônias.
O CAPITALISMO INDUSTRIAL
A segunda etapa do capitalismo foi marcada principalmente pela Revolução Industrial no final do século XVIII e o aumento da capacidade de transformação da natureza por meio do uso de máquinas. Crescente aceleração da circulação de pessoas, da produção, de mercadorias e expansão das redes de transportes.
Nessa nova fase, o lucro provinha basicamente da produção de mercadorias. Esse processo era possível mediante a relação de trabalho assalariado, aumentando os