direito penal
Dentro do socialismo, o alvo principal é o bem estar do povo, que significa excelentes serviços e baixo índice de desemprego. O governo é usado como uma ferramenta de aprimoramento de seu povo, a despeito do acúmulo de riquezas.
Para o capitalismo, o alvo é justamente o acúmulo de riquezas. Os serviços têm seu orçamento equilibrado entre dois limites variáveis: o orçamento e a opinião pública. A porcentagem de desempregados raramente é próxima de zero, pois é considerada uma reguladora do mercado, indicando a disponibilidade de recursos humanos necessários para crescimento futuro, assim como o gasto com mão-de-obra atual, seguindo a lei da oferta e procura. O governo é usado como uma ferramenta facilitadora do acúmulo de recursos.
As Leis Econômicas Fundamentais do Capitalismo Contemporâneo e do Socialismo
Como já se sabe, a questão das leis econômicas fundamentais do capitalismo e do socialismo foi apresentada repetidas vezes durante a discussão. Emitiram-se diferentes opiniões a esse respeito, mesmo as mais fantásticas. Na verdade, a maioria dos que tomaram parte na discussão reagiu fracamente em relação a este assunto, não sendo indicada nenhuma solução. Nenhum dos participantes da discussão, todavia, negou a existência dessas leis.
Existe uma lei econômica fundamental do capitalismo? Sim, existe. Qual é esta lei? Quais são os seus traços característicos? A lei econômica fundamental do capitalismo é uma lei que determina não um aspecto isolado ou alguns processos isolados do desenvolvimento da produção capitalista, mas todos os aspectos principais e todos os processos principais deste desenvolvimento. Conseqüentemente, determina a substância da produção capitalista, a sua essência.
Não seria a lei do valor a lei econômica fundamental do capitalismo? Não. A lei do valor é, antes de tudo, a lei da produção mercantil. Ela existia antes do capitalismo e continuará a existir enquanto subsistir a produção mercantil,