O processo de desenvolvimento do capitalismo
Introdução:
O capitalismo apresentou grande dinamismo ao longo de sua história e foi se transformando à medida que os desafios à sua expansão foram surgindo. Com o tempo, sobrepôs-se a outros sistemas de produção, até se tornar hegemônico, o que é incontestável nos dias atuais.
Fases do capitalismo: Considerando seu processo de desenvolvimento, costuma-se dividir o capitalismo em quatro fases:
- Capitalismo comercial;
-Capitalismo industrial;
-Capitalismo financeiro;
-Capitalismo informacional.
O capitalismo comercial: Foi à primeira etapa do capitalismo estendeu-se do fim do século XV até o século XVIII e foi marcada pela expansão marítima das potências econômicas da Europa Ocidental. Buscavam novas rotas comerciais, sobretudo as Índias. O objetivo dessas nações era acabar com a hegemonia das cidades italianas no comércio com o Oriente pelo Mediterrâneo.
-Período das Grandes Navegações;
-Descobrimentos;
-Conquistas territoriais;
-Escravização e genocídio de milhões de nativos da América e da África;
-Trocas comerciais;
-Mundialização do comércio;
-Acúmulo de capitais.
Doutrina do capitalismo comercial: A economia funcionava segundo a doutrina mercantilista. O Mercantilismo defendia a intervenção do Estado nas relações comerciais (economia). Seus objetivos principais: fortalecer o Estado e aumentar a riqueza nacional via acúmulo de metais preciosos (ouro e prata) e obtenção de superávits comerciais.
Potências:
- Espanha, Portugal, Inglaterra, Países Baixos e França. Durante a fase mercantilista do capitalismo a exploração econômica das colônias proporcionou grande acúmulo de capitais nos países europeus, principalmente na Inglaterra. Isso foi fundamental para a eclosão da Revolução Industrial, que marcou o começo de uma nova fase do capitalismo.
O capitalismo industrial: Nas primeiras décadas do século XVIII, o Reino Unido da Grã-Bretanha (unificação entre