Capitalismo e suas definições
Muito já se foi falado sobre o capitalismo, o que seria, como surgiu e a constante busca de uma definição exata para esse movimento econômico. Encontramos diversas opiniões e teorias, muitas delas que foram surgindo e dando ideias a novos pensadores, para então chegarmos a teoria que mais de adequa a esse fenômeno.
A explicação sobre as origens do capitalismo remonta uma história de longa duração em que nos deparamos com as mais diversas experiências políticas, sociais e econômicas. Em geral, compreendemos a origem desse processo com o renascimento comercial experimentado nos primeiros séculos da Idade Média.
Ao longo do tempo, até ser denominado “capitalismo”, essa onde econômica sofreu transformações tanto nas relações de trabalho entre senhores e camponeses, tanto quanto comerciantes e as bases de trocas, mercado, moedas e produções. De fato, o capitalismo surgiu para renovar todas essas ligações, e traçar um novo rumo para a economia como um todo.
1. CAPITALISMO E SUAS DEFINIÇÕES
Ao se falar em capitalismo, muitas definições podem ser encontras ou mencionadas por diversas pessoas e autores. Em tese, o capitalismo é o desejo do individuo em busca de aumentar seus próprios lucros(individualismo), trabalhar e expandir sua riqueza. Não deixa de ser um sistema comercial, uma economia monetária centralizada numa moeda, baseada em trocas, em um comércio de trocas.
Refere-se principalmente a um modo de produção, relacionado as pessoas, separando os detentores de matérias-primas dos que produzem e vendem, ou seja, uma separação entre produtor e meio de trabalho. A palavra para o capitalismo, seria o trabalho “assalariado”, onde mais uma vez voltamos ao comércio de trocas, vender o seu trabalho e produto por um salário, uma moeda, assim sendo sua fonte de subsistência.
Para entendermos melhor a definição do termo “capitalismo”, devemos voltar ao inicio e buscarmos todo o caminho traçado para chegarmos a definição que por hoje entendemos e usamos por