Processo de construção das políticas de processo ao idoso
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Iremos realizar um trabalho sobre o processo de construção de políticas de proteção ao idoso, sendo que estas políticas que iremos estudar são políticas que vem sendo conquistadas uma a uma e vem trazendo mudanças tanto no modo de vida dos idosos quanto na sociedade em geral e dentro destas políticas devemos dar destaque ao estatuto do idoso que foi criado com o objetivo de garantir dignidade ao idoso. Também daremos uma breve olhada no art. 230 da Constituição Federal já que só ele em si já era o suficiente para garantir a proteção ao idoso.
Também veremos como a (LOAS) Lei Orgânica do Serviço Social prevê direitos aos idosos através do (BPC) também iremos estudar um pouco sobre o fenômeno do envelhecimento da população mundial e também brasileira e os efeitos desse envelhecimento em políticas sociais como a saúde, e veremos o que esta sendo feito a respeito, e o que ainda deve ser feito para que no futuro o governo de uma atenção especial aos idosos, pois eles serão os grandes movimentadores da economia brasileira.
2 DESENVOLVIMENTO
Considerando-se que o envelhecimento é uma realidade, podemos ver que a raiz deste crescimento foi à queda brusca da natalidade a partir daí poderemos entender o novo quadro populacional do Brasil. A população idosa é vista por muitos como dependente e vulnerável, é uma visão tradicional que está sendo rompida aos poucos, embora essa visão seja pessimista ela foi de extrema importância para legitimar alguns direitos dos idosos.
A universalização da Seguridade Social em vários países do mundo, inclusive no Brasil — muito bem documentada nos trabalhos de Beltrão et alii, Delgado e Cardoso Jr. e Saboia —, tem levado a que os idosos brasileiros de hoje sejam vistos como indivíduos