Formação De Professores
Atualmente, a formação de professores ocupa uma posição de destaque em discussões acadêmicas, profissionais e políticas na busca de uma melhoria da qualidade do ensino na escola. Ainda podemos destacar que o contexto da formação de professores e as diversas peculiaridades que compõem os cursos de Licenciatura nos permitem e nos instigam a desenvolver inúmeros estudos e pesquisas a fim de contribuir com a nossa própria formação, assim como de fomentar questionamentos e trocas com os demais profissionais da educação.
Assim, nesse amplo quadro de peculiaridades e também de possibilidades, um dos mais importantes componentes curriculares de relevância para a formação dos futuros professores é a Didática, pois esta é uma disciplina integradora de conhecimentos porque reúne ‘o que ensinar’, ‘como ensinar’, ‘porque ensinar’, ‘para quem ensinar’ e, ‘quando ensinar’.
Dessa forma, considerando essas colocações, deslocamos o nosso interesse investigativo da disciplina de Didática das Licenciaturas em geral, para mais especificamente, a disciplina de Didática da Licenciatura em Educação Física, e, mais particularmente, para a Licenciatura do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pois essa realizou uma reforma curricular em 2005, fundamentada nas Resoluções Nº 01 e Nº 02 do Conselho Nacional de Educação / Conselho Pleno (CNE/CE) de 2002.
Diante desse cenário, destacamos que o atual Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM (CEFD, 2005) coloca que o profissional egresso desse curso estará habilitado para atuar na educação básica, secretarias municipais, estaduais e nacionais voltadas à área da Educação Física.
Portanto, a partir dessas premissas originou-se a seguinte questão problemática norteadora dessa investigação: qual é a importância da disciplina de Didática para a formação inicial na percepção dos acadêmicos da