O Processo de Construção das Políticas de Proteção ao Idoso
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 conclusão 10
4 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta como tema, O Processo de Construção das Políticas de Proteção ao Idoso. Tendo como objetivo geral analisar e compreender as políticas públicas de proteção ao idoso, as principais leis, seus princípios, diretrizes e a prática profissional do Assistente Social, como ela pode contribuir para a efetivação desses direitos visando entender a construção da conquista desse segmento populacional.
Conforme previsto no Estatuto do Idoso, que regulamenta os direitos dos cidadãos, idoso é a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, que precisa ter garantido o direito à vida, à liberdade, ao respeito, à reabilitação e a convivência familiar. É imprescindível ressaltar a promulgação da Lei 8.842, que dispõe sobre a Política Nacional do idoso, e visa assegurar-lhe os direitos sociais, criando-lhe condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, visto que as pessoas da terceira idade não devem ser tratadas como responsabilidades isoladas, e sim, solidárias e subsidiárias entre família, sociedade e Estado, a fim de garantir um envelhecimento digno a todo cidadão.
Em um primeiro momento falaremos das conquistas sociais, onde serão abordados os direitos e deveres dessa população citando as legislações que garantem tais direitos e deveres. Portadores de direitos subjugados a uma cultura que lhes nega muitas vezes o valor e a autoestima. Num segundo momento, apontaremos a interferência desse crescimento na elaboração e efetivação das políticas públicas, bem como na família.
Através das transformações sociais e culturais observadas ao longo do tempo, sabemos que o conceito de família se mantém válido, mas foi profundamente transformado. Assim, a família inclui não só o