economia
A economia capitalista, em quanto à produção econômica relacionada ao mercado, sobre tipos de produtos que serão produzidos e que preços serão vendidos, pois esses produtos são deliberados normalmente pelo livre jogo nas estruturas de mercado, isto é, pelo livre funcionamento da oferta e da procura, a oferta pessoas ou empresas que desejam vender bens e serviços e a procura pessoas ou empresas que querem comprar bens ou serviços. Assim o mercado se caracteriza como, local onde produtores e consumidores se encontram para realizar a compra e venda das mercadorias, reguladas pela lei da oferta e da procura.
Concorrência pura ou perfeita
A concorrência pura ou perfeita é um tipo de mercado em que há grande numero de empresas. O grande numero de empresas nesse mercado faz com que elas sejam apenas tomadoras de preços, ou Prince-takers.
Que se baseia nas seguintes hipóteses:
Mercado atomizado, composto de grande numero de empresas, tais como se fossem átomos;
Produtos homogêneos: não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas concorrentes;
Não existem barreiras para o ingresso de empresas no mercado;
Transparência do mercado: Todas as informações sobre lucros, preços etc. São conhecidas por todos os participantes do mercado.
Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, em longo prazo, não existe lucros extras ou extraordinários, mas apenas os lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário. Com o aumento da oferta de mercado, os preços de mercado tenderão a cair, e conseqüentemente também os lucros extras que tendem a zero. Existiram apenas lucros normais, implícitos nos custos, quando então cessa o ingresso de novas empresas nesse mercado.
Deve- se salientar que, na realidade, não existe o mercado tipicamente de concorrência