O processo de construção das políticas públicas ao idoso
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10 INTRODUÇÃO
O objetivo da presente produção textual é analisar como estão sendo construídas as políticas relacionadas à população idosa a partir das lutas que as pessoas que envelhecem. Este é um tema recorrente tanto na política de assistência como na política da saúde e porque não, da política de educação, a partir dos movimentos de inclusão digital face à Revolução Tecnológica que se encontra em processo de construção no mundo. Vários são os autores de projetos que trabalham para que o envelhecimento seja apenas mais uma fase na vida e não a última. A aposentadoria atualmente está sendo encarada como uma etapa prazerosa e produtiva, onde as pessoas da tão falada “terceira idade” estão se afirmando como seres que fazem e constroem a história do país. Os testemunhos de superação alcançados por idosos que não se deixam dominar pelo tédio e pelas doenças são emocionantes e contagiantes. Os casos e os exemplos de idosos bem sucedidos ou não também são dignos de serem observados e ou não, seguidos.
“A qualidade de vida e o envelhecimento saudável requerem uma compreensão mais abrangente e adequada de um conjunto de fatores que compõem o dia a dia do idoso.” Dessa forma, podemos ter em mente que além de ser um processo natural, o envelhecimento está sendo muito mais valorizado hoje pelos órgãos de proteção social e que as leis que regem essa fase da vida estão mais abrangentes e direcionadas para as demandas que acompanham toda essa faixa etária.
DESENVOLVIMENTO
As mudanças pelas quais a sociedade está atravessando ocorrem em uma velocidade vertiginosa e com isso a população que inclui a faixa etária