processo de alfabetização - pessoal
Como foi meu processo de alfabetização .
Meu aprendizado começou quando eu tinha 4 anos . No meu primeiro dia de aula, quem me levou foi meu pai. Lembro-me até hoje, com que roupa eu estava usando, que era uma saia rosa e uma blusa azul com umas pedrinhas brilhantes. Meu pai me abraçou forte e disse pra mim me esforçar para aprender.
A minha primeira vista de uma sala de aula, foi de susto, lembro-me olhando para a lousa, que até então eu não sabia que era uma lousa . Para mim era uma enorme parede preta e escura. Mas a primeira coisa que a professora me ensinou, foi o alfabeto. Ela fazia os alunos cantar ele várias vezes , e as vezes também ela colocava a música da Xuxa “ ABC”,era muito divertido, pois a música ficava na cabeça e assim aprendíamos com mais facilidade o alfabeto.
Para nos incentivar a estudar , a professora falava assim: Quem acertar as minhas perguntas, vai ganhar um bombom, um lápis , caderno, uma caixinha de lápis de cor, etc.
Eu ficava muito eufórica com isso, me esforçava ao máximo para aprender e com isso conseguir acertar as perguntas da professora e ganhar os prêmios.
Eu já sabia meu nome, de ouvir os meus pais me chamarem por ele . Mas no dia que a professora, falou para nós escrever o nosso nome foi uma vitória, nesse dia ela disse: Vocês já sabem o alfabeto e som deles, então falem os seus nomes devagar escutando e escrevam as letras que vocês ouvem e esse será o seu nome .
Eu repeti várias vezes até conseguir, quando eu conseguir , a sensação de escrever o meu nome pela primeira vez em um papel foi indescritível, eu fiquei muito feliz, pois era a minha letra meio torta e tremida, mais era minha , fui eu que escrevi e não outra pessoa, fui eu.
Segunda parte:
Diálogo é a base de tudo.
Primeiramente, eu como uma educadora, devo saber o porque dos meus alunos, já adultos resolveram começar a estudar somente agora?
Começaria meu diálogo com eles através dessa simples pergunta. E a resposta que eu