Processo De Abertura Empresa
Primeiro é necessário definir seu tipo de empresa. Ela pode ser:
Individual: você será o empresário, que é a pessoa que trabalha com comércio, prestação de serviço ou com alguma área que não necessite de graduação superior. O registro dessa empresa é feito na junta comercial. Exemplo: um salão de beleza com apenas um dono.
Sociedade Empresarial limitada: como já diz o nome a empresa será de dois ou mais sócios e atua na área de comércio e serviços que não haja necessidade de graduação superior. Exemplo: uma rede de padarias.
Sociedade Simples limitada: a empresa possui dois ou mais sócios e trabalha com atividades que necessitem de graduação superior. Exemplo: um consultório médico formado por dois pediatras.
Já planejamos o negócio, decidimos o tipo da empresa, agora precisamos dar um nome a ela. Existem dois tipos de nomes: o nome fantasia e o nome empresarial. O nome fantasia é o nome que será criado pelo empresário, ou escolhido pelos sócios, para sua empresa ser identificada no mercado e por seus clientes. É ele que vai diferenciar seu produto do concorrente. Este nome pode ser uma marca que deve ser registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), após o registro ninguém poderá usar o nome que você deu a sua empresa. Por exemplo: você atua no ramo de padarias, e você escolheu um novo nome para sua empresa que será Padoquinha, ele é o nome fantasia.
O nome empresarial vai depender do tipo de empresa que você optou por abrir. Se for uma empresa individual, o nome empresarial será o nome civil do titular da empresa, podendo ser extenso ou abreviado (com exceção do último nome*). O empresário pode escolher que o nome saia integralmente, com algo que o diferencie ou com a definição da atividade a ser desempenhada.
Exemplo: Nome: João Borges Carneiro Atividade: Panificadora João Borges Carneiro; J.B Carneiro; ou João Borges Carneiro Panificadora.
*Não são considerados sobrenomes: Filho, Neto, Sobrinho, Júnior.
Já para a