Processo contabil de uma empresa comercial
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
AO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
• Custo médio ponderado permanente: as mercadorias serão sempre valorizadas pela média dos custos de aquisição é atualizado a cada compra efetuada.
• Preço médio ponderado mensal: Significa o método aceito pelo fisco (PN CST nº6/79), as saídas podem ser registradas ao final de cada mês, desde que seja avaliada ao custo médio. Um dos critérios mais aconselhável é o custo médio permanente ou mensal, porque eles mostram maior realidade nos custos, no lucro e no estoque final. O que não é aceito pela legislação do Imposto sobre a Renda brasileira é o UEPS, ele distorce os resultados e apresenta custo maior, lucro menor e estoque final diverso da realidade. Se a empresa quiser utilizar o UEPS deverá apresentar a diferença no LALUR.
2.3 PRINCÍPIO DA ENTIDADE E COMPETÊNCIA
O Principio da entidade: Reconhecer o patrimônio como objeto da contabilidade e assim afirmar a autonomia patrimonial este é o Principio da entidade, e também a necessidade de diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, isso independente de pertencer a uma pessoa, grupo, sociedade ou instituição de qualquer natureza. Uma Competência determina os efeitos da transação e em que outros eventos são reconhecidos, quando elas ocorrem nos períodos a que se referem, independentemente de recebimento ou pagamento.Sendo, na pratica, a qualquer alteração patrimonial, independente de sua origem ou natureza. Esta acontece quando um determinado componente deixa de integrar o patrimônio, para transformar em elemento modificador do patrimônio liquido. Seguindo esse regime, “Os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem (e não quando caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos) e são lançados nos registros e reportados nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referem. As demonstrações contábeis