Resenha critica do filme o oleo de lorenzo
O filme trata da história de um garoto chamado Lorenzo Odone que levava uma vida normal ao lado de seus pais Augusto e Michaela Odone até que aos 6 anos de idade, começou a apresentar os primeiros sintomas de uma doença rara, apresentando sinais de hiperatividade,surdez e desequilíbrio corporal.Seus pais ficaram angustiados ao verem seu filho passando essas dificuldades e recorreram a vários médicos,onde foi diagnosticado uma doença chamada Adrenoleucodistrofia (ALD ), que apresentava características muito raras e degenerativas.Segundo os médicos o garoto não viveria mais do que 3 anos.A mãe se desespera ao saber que Lorenzo herdou a doença dela,pois a doença é transmitida exclusivamente de mãe para filho.
Os pais de Lorenzo ficaram decepcionados com os médicos pela falta de remédios para essa doença , com isso podemos constatar que de certa maneira o conhecimento científico se torna uma fonte não confiável, pois quando vamos questionar a sua competência temos que muitas vezes ampliar o nosso próprio conhecimento . Sendo assim, os pais diante de tamanha situação e vendo o sofrimento de seu filho, resolvem ir atrás da cura por meios próprios, tendo que deixar Lorenzo aos cuidados da irmã de Michaela .
Em meio as pesquisas e as descobertas que os pais vinham tendo, eles ainda envolveram-se em uma ONG de pais com filhos com a mesma doença de Lorenzo, onde eles puderam constatar que os membros dessa ONG mais se preocupavam com a aceitação da doença do que com a cura, sendo que eles a princípio não questionavam as atitudes dos médicos em relação a doença.
O estudo sistemático de Augusto a princípio era proveniente apenas da curiosidade de se entender a doença do filho, sendo que isso despertava a necessidade do uso do conhecimento científico para conhecer as origens, conceitos e mecanismos de ação da doença. Ele era guiado por hipóteses, que iam muito além dos conhecimentos da medicina naquela época e por