PROCESSO ANEMICO EM DIABETICOS
O paciente diabetico em relação ao processo hiperglicemico, começa a desenvolver um aumento na produção de interleucinas e citosinas inflamatorias, e essas citosinas tem um efeito extremamente importante a nivel medular e a nivel renal, algumas delas vão ter um efeito anti-eritropoietico, ou seja, vão diminuir o processo medular de sintese de eritrocitos, e outros afetam drasticamente a produção da propria eritropoitina.
O processo inflamatório, sera um processo mediador associado ao desenvolvimento da anemia e vai estar relacionada como uma complicação. A anemia não se instala inicialmente somente ao longo da doença ela vai se manifestar, alem disso, ela estara relacionada a outros disturbios que o paciente diabetico irá apresentar.
Então quando a diabetes afeta os rins, a produção adequada de eritropoietina pode não ocorrer . A eritropoietina é um hormonio que é responsável pelo controle da produção de células vermelhas do sangue . Com a falta de oxigénio transportado pelos glóbulos vermelhos do sangue, anemia pode ocorrer. A neuropatia diabética pode causar anemia, pois o corpo não é capaz de aumentar a produção de eritropoietina.
A formação dos eritrocitos acontece a nivel medular, na medula ossea vermelha nos ossos chatos principalmente. A medula ossea vermelha é regulada por fatores de crescimento, como as interleucinas. A produção de eritrocitos é chamada eritropoitina, ela é contituida de uma proteina que é produzida nos rins, e no figado. Uma das primeiras evidencias na diabetes é uma diminuição no processo eritropoietico.
A anemia de um paciente diabetico não é como a de um paciente que não possui a doença, como uma carencia de ferro ou vitemina B12, do contrario, esta anemia não é de carater carencial, entretanto ela se apresenta como uma anemia de deficiencia de produção.
Essa deficiencia faz com que o menor numero de eritrocitos vá transportar uma quantidade menor de emoglobina, e esse processo leva o