Diabets
O presente estudo de caso trata-se de um paciente diabético internado na Unidade de Clínica Médica Masculina do Hospital Regional do Vale do Ribeira - HRVR. Ele baseia-se na obtenção de dados científicos e técnicos sobre o estado fisiológico, patológico e farmacológico do paciente, com a finalidade de melhor subsidiar o planejamento da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).
JUSTIFICATIVA
A realização deste estudo de caso tem como finalidade ampliar o nosso conhecimento técnico, científico e adquirir um conhecimento detalhado sobre o paciente, subsidiando o Profissional de Enfermagem, na eficácia implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem.
RELEVÂNCIA
O contato com a realidade hospitalar, neste caso, estudando o paciente diabético, esclarece aos acadêmicos a necessidade do conhecimento teórico para a boa atuação do profissional de enfermagem. No estudo de caso, podemos exercitar a teoria, para posteriormente empregá-la na prática.
METODOLOGIA
Para a coleta de dados, foi realizado anamnese e exame físico do paciente, e a partir destes dados, foram planejados os cuidados de enfermagem segundo NANDA, NIC e NOC.
Fontes: prontuário do paciente, entrevista, livros, artigos e internet.
HISTÓRICO DE ENFERMAGEM, ANAMNESE E EXAME FÍSICO
R.A.R, 75 anos, branco, sexo masculino, viúvo, 3 filhos, aposentado, residente no município de Itariri e etilista há 10 anos. Internado há 6 dias na clínica médica masculina do HRVR. O paciente encontra-se parcialmente afásico e responde aos estímulos verbais com dificuldade. Segundo o prontuário é portador de DM 2, HAS, IRC agudizada, anemia, desidratação com gangrena do hálux e parcial do pé.
Ao exame físico foram verificados os SSVV: PA: 110 x 70 mmHg, P: 90 bpm, T: 36ºC e FR: 16 mrpm. Apresenta-se calmo, consciente, contactuando, desidratado, anêmico, acamado, com a memória preservada, sem arcada dentária, pupilas fotorreagentes e isocóricas e