Terapia de Reposição Hormonal
Hormonal
ETEC CENTRO PAULA SOUZA
PROF. CARMINE BIAGIO TUNDISI
Assistência da saúde da Mulher e da Criança
Prof. Catarina Beatriz Gasparotto Riginik
VISÃO GERAL
A terapia de reposição hormonal consiste em ajudar a mulher a amenizar os sintomas da menopausa e diminuir algumas doenças decorrentes dos hormônios que ela deixa de produzir quando nesse período.
TRH NO CLIMATÉRIO
Durante esse processo naturalmente passam a produzir menos estrógenos e progesteronas. Os sintomas geralmente são: engrossamento da voz, sintomas depressivos, perda de memória.
Algumas mulheres também sofrem perda do interesse sexual.
COMO É FEITA A RH
Suplementação: Por comprimidos ou adesivos fixados a pele. A duração varia de mulher para mulher mas não ultrapassa o tempo máximo de 5 anos.
Parenteral: Para mulheres com distúrbios digestivos essa opção é mais bem aceita e provocam menos impacto sobre o metabolismo glicídico.
Transdérmicas: Adesivo ou gel implantado em via nasal, intra-uterina, vaginal. TRH NATURAL
Através do consumo de soja, linhaça, inhame e amora, suplemento alimentar de lecitina.
E mesmo esse tipo de reposição deve ser feita sob orientação médica.
INDICADO
Para mulheres que já sentem os sintomas do climatério e nunca tiveram câncer de mama ou endométrio, trombose, distúrbios em coagulação sanguínea, infarto ou sangramento genital. (Obs.: Mulheres com utero deve associar estrogênio e progestagenio pois o uso do estrogênio isolado aumenta o risco de câncer do endométrio). PRINCIPAIS CONTRA
INDICAÇÕES
Hepatopatas, anêmicos falciformes, hipertensos, pessoas com problemas cardíacos ou enxaquecas, diabéticos, epilépticos. BENEFICIOS
Corrige os sintomas do climatério e a menopausa Estimula a produção de hemácias
Geram fortalecimento do sistema imunológico. Ajuda a prevenir doenças que aparecem no período do envelhecimento. Aumenta a satisfação na vida sexual, profissional e social.
EFEITOS COLATERAIS
Oferece