Processo 1
Os produtos e processos de produção, considerados como processos principais do negócio, são estabelecidos ou criados a partir de requisitos traduzidos das necessidades das partes interessadas pertinentes, mais especificamente o cliente externo da organização.
Os seguintes aspectos devem ser levados em consideração:
• O termo produto inclui serviços, ou prestação de serviços, materiais e equipamentos, informações ou um conjunto ou uma combinação desses elementos. • Produtos podem ser: Tangíveis – passíveis de serem manipulados, tocados, apalpados, como, por exemplo, equipamentos e materiais, ou Intangíveis – que não podem ser tocados ou manipulados, como, por exemplo, os conhecimentos adquiridos ou possuídos pelas pessoas, as tecnologias disponíveis numa organização, fruto de sua experiência, sua marca e outros.
• Produtos podem ser: Intencionais – aqueles que são objeto da organização e constituem a sua Missão, por exemplo, uma oferta aos seus clientes na forma de produtos ou serviços da organização.
• Não-intencionais – aqueles que são decorrentes das atividades da organização e que não são parte da sua Missão, por exemplo, um poluente ou outros efeitos indesejáveis gerados nos seus processos.
DICAS:
A partir das necessidades e expectativas dos clientes externos, a organização deve traduzir estas necessidades nos requisitos que terão que ser cumpridos pelos seus processos de produção (principais do negócio) buscando assegurar a geração de produtos e/ou serviços que atendam os clientes externos nestas necessidades e expectativas.
A identificação das necessidades e expectativas dos clientes externos ocorre nas atividades de comercialização ou venda dos produtos ou serviços, e sua tradução em requisitos de ordem técnica, a serem cumpridos pelos processos de produção, normalmente é feita pelo pessoal das áreas técnica (Vendas, Engenharia, Controle de Qualidade, por exemplo) e da produção.
Os processos de