PROCESSOS DE OXIRREDUCAO 1
DIANA BIANCATO
DIENIFER BIANCATO
GABRIELI MACHADO JAQUES
JEISA DAMASIO
LETICIA QUADROS
PROCESSOS DE OXIRREDUÇÃO
CRICIÚMA - 2015
DIANA BIANCATO
DIENIFER BIANCATO
GABRIELI MACHADO JAQUES
JEISA DAMASIO
LETICIA QUADROS
PROCESSOS DE OXIRREDUÇÃO
Relatório de Prática Laboratorial I, apresentado á professoraTatiani Malgarise Brolesi, do Curso Técnico em Química da SATC.
CRICIÚMA – 2015
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Materiais.....................................................................................................7
Tabela 2 – Reagentes..................................................................................................8
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 Elemento químico 6
3 MATERIAIS E REAGENTES 7
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 9
5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 10
6 CONCLUSÃO 11
1 INTRODUÇÃO
Sabe-se que a oxidação e a redução são processos químicos complementares, em que na oxidação há perda de elétrons por um dos reagentes, e na redução há ganho de elétrons por outro reagente. Sendo assim, um processo é dependente do outro. A espécie química que perde elétrons é oxidada e atua como agente redutor e a espécie química que recebe elétrons são reduzidas e atua como agente oxidante.
Os experimentos realizados no laboratório têm por objetivo verificar visualmente o comportamento de algumas substâncias e materiais orgânicos em relação a determinadas substâncias adicionadas a eles, analisando a ocorrência ou não das reações de oxirredução.
E através dos experimentos obteve-se um melhor entendimento sobre o assunto das reações que acontecem no nosso dia a dia, sendo que tais comportamentos serão analisados através da apresentação de alguns sinais como: alteração de coloração, formação de bolhas, dissolução, formação de precipitado, liberação de gás e alteração do odor, que serão comparados teoricamente para um