Processamento do leite
PROCESSOS INDUSTRIAIS
PROCESSAMENTO DO LEITE
Cuiabá – MT
Dezembro - 2012
ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM QUÍMICA
PROCESSOS INDUSTRIAIS
EDJANE ARAUJO DA SILVA
ELISÃ DOS SANTOS FIGUEIREDO
FRANCYELE DOS SANTOS CORREIA
GABRIELA ALVES CAVALCANTE PESSOA
INGRID SENNA COSTA
MARCOS VINICIUS FARES PEREIRA
MAYARA HELLEN ANDRÉ DE ARAÚJO
PROCESSAMENTO DO LEITE
Trabalho apresentado para Avaliação do Rendimento Escolar na disciplina de Processos Industriais; do curso de Química Integrado, 6° semestre, do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá – Bela Vista, ministrada pelo Professor Josemar.
Cuiabá – MT
Dezembro – 2012
INTRODUÇÃO O leite é um produto comum da secreção da glândula mamária, ele é uma fonte de proteína de alto valor biológico, fonte de cálcio e outros minerais na forma biodisponível, fonte de vitamina A, B1 e B2. Além disto, tem baixo custo, portanto é acessível à população. O leite, além dos inúmeros derivados, também participa da composição de vários alimentos presentes na dieta da população brasileira. Embora a composição do leite esteja ligada ao genótipo e fenótipo do animal, pode ser manipulada por meio do balanceamento de dietas de vacas leiteiras, chegando a influenciar no teor de gordura e de proteínas. O conhecimento dos fatores que afetam a composição nutricional do leite é uma ferramenta importante na avaliação nutricional da dieta, revelando informações sobre a eficiência de utilização dos nutrientes e sobre a saúde do animal que auxiliam no melhor balanceamento da dieta, melhor desempenho ou redução de custos na produção. Neste trabalho, iremos abordar sobre os processos pelos quais o leite deve passar para ser um produto de qualidade.
DESENVOLVIMENTO
1) Qualidade Nutricional do Leite
O leite é um produto complexo e nutritivo que contém mais de 100 substâncias que estão em solução, suspensão ou emulsão em água. Por exemplo: • Caseína,