Processamento digital de imagens
Serviço
Processamento Digital de Imagens (PDI).
Problemática
A dificuldade dar-se pela necessidade de reestruturação do núcleo de Geoprocessamento da UniSigma Consultoria, especialmente relacionado a documentação de metodologias dos serviços oferecidos na área.
Justificativa
Por Processamento Digital de Imagens entende-se a manipulação de uma imagem por computador de modo que a entrada e a saída do processo sejam imagens. Extrair informação de imagens envolve o reconhecimento de objetos ou padrões. A maior parte dessa atividade requer grande capacidade de cognição por parte do intérprete, devido à complexidade dos processos envolvidos e à falta de algoritmos computacionais precisos o bastante para realizá-lo de forma automática.
O sistema visual humano possui uma notável capacidade de reconhecer padrões. Contudo, ele dificilmente é capaz de processar o enorme volume de informação presente numa imagem. Vários tipos de degradações e distorções, inerentes aos processos de aquisição, transmissão e visualização de imagens, contribuem para limitar ainda mais essa capacidade do olho humano.
Diante disso, o processamento de imagens remove essas barreiras, inerentes ao sistema visual humano. Cujo objetivo é melhorar o aspecto visual de certas feições estruturais para o analista humano e fornecer outros subsídios para a sua interpretação, inclusive gerando produtos que possam ser posteriormente submetidos a outros processamentos.
Objetivos
Geral
Tem como objetivo principal, documentar as metodologias de serviços na área de Geoprocessamento oferecidos pela UniSigma Consultoria, para fins de arquivamento e consulta.
Específico
Metodologia
Nesta seção, será apresentada uma explicação rigorosa de toda ação desenvolvida no método do serviço (PDI). Evitando assim, possíveis erros com o devido planejamento de todos os procedimentos, facilitando a execução dos mesmos.
1. ETAPAS
Aquisição
Digitalização
Pré-processamento