Processamento de Dados
3.1 PROPIEDADE ACID
A maioria dos programas desenvolvidos atualmente são para uso multiusuário, um sistema de controle de estoque por exemplo. Imagine 10 terminais buscando e inserindo informações a cada segundo em um servidor. Todos eles executam um conjunto de comandos que são solicitados de uma só vez. Uma Transação é basicamente isso, um conjunto de comandos SQL em sequência ou não, sendo que, todos os comandos deste conjunto devem ser executados e por completo. Para um bom funcionamento de um SGBD, é necessário que ele tenha um conjunto de propriedades, conhecido como ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade), onde estas propriedades vão definir como serão executadas as transações.
Atomicidade Capacidade de uma transação ter todas as suas operações executada ou nenhuma delas. A propriedade de atomicidade garante que as transações sejam atômicas (indivisíveis).
Qualquer operação deve ser executada por completo, caso contrário a ação é desfeita, comando conhecido como “rollback”.
Exemplo: Em uma transferência de valores entre contas bancárias, é necessário que, da conta origem seja retirado um valor X e na conta destino seja somado o mesmo valor X. As duas operações devem ser completadas sem que qualquer erro aconteça, caso contrário todas as alterações feitas nessa operação de transferência devem ser desfeitas;
Consistência
Os dados de um Banco de Dados devem permanecer íntegros após qualquer transação, transação esta que deve respeitar restrições e pré requisitos impostos pelo SGBD.
Exemplo: Uma fotografia é tirada dos dados de um banco de dados. Este é o estado do BD. Após a fotografia, é feita uma transação neste BD e retira-se uma nova foto. Se na primeira o BD (Banco de Dados) estava consistente, então na segunda ele tem que estar também.
Isolamento
Uma transação deve ser executada como se