Processamento de Dados
Conceituação
Processamento de Dados
Tratando de forma objetiva, podemos considerar que dado é qualquer tipo de informação coletada inicialmente em “n” fontes, que será submetida a um processamento, gerando assim um resultado (a informação).
Esse fluxo de informações vem sendo realizado desde os primórdios da humanidade. Porém, foram necessárias melhoras nas formas de execução desse fluxo, de maneira que ele acontece em menor tempo possível, sem abrir mão da precisão nos resultados.
Sistemas
Podemos definir sistema computacional com um conjunto de partes coordenadas que trabalham em função de um objetivo: computar (realizar cálculos matemáticos). Apesar da evolução e das diversas aplicações existentes atualmente, os computadores continuam sendo máquinas de computar, independente de sua aplicação, seja ela o simples uso de um editor de textos ou o uso de complexas aplicações gráficas.
Chamamos de processamento de dados, a contínua manipulação de dados realizada pelos computadores.
Sistemas de processamento de dados compreendem desde a coleta de dados até resultado necessário para o funcionamento de outros sistemas maiores. Podem ser divididos em duas partes: sistemas de computação e sistemas de aplicação.
Sistemas de informações contemplam conjunto de métodos, procedimentos, equipamentos e níveis hierárquicos de uma empresa, por exemplo.
Sistemas de Computação
Algoritmo é um conjunto de instruções finitas, executadas de forma ordenada a fim de produzir um resultado desejado. Num segundo momento, esse algoritmo é transcrito para uma linguagem de programação, que é traduzida para linguagem compreensível pelo computador.
Chamamos de programa, o conjunto de instruções executadas pelo computador passo a passo e em ordem pré-definida. Programas são construídos através de linguagens de programação que são transformadas em instruções de máquina.
Computadores são constituídos de duas grandes partes:
• Hardware – componentes